quarta-feira, 3 de abril de 2013


                                        Vídeo Produzido pelo nosso aluno autisa Davi Eduardo de Oliveira.

02 de abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
         Dia 02 de abril, data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU)  como o dia mundial do AUTISMO.
            Muitos autistas,  tem dificuldades em interagir e se comunicar, por isso, não estabelecem uma conversa, ou mantém uma brincadeira, e tendem a isolar-se, não porque querem ,  mas por não conseguirem.
            No Brasil estima-se que tenhamos 2 milhões de autistas mais da metade ainda sem diagnóstico. Na nossa escola temos 2 alunos diagnosticados como autistas e os dois são adoráveis e possuem habilidades incríveis dentro dos seus centros de interesse que são o computador, os livros e até mesmo a novela de grande sucesso Carrossel.
            Neste dia 02 de abril, preparei uma grande mobilização em nosso ambiente escolar onde sugeri que todos os professores e funcionários vestissem uma blusa na cor azul e realizei uma dinâmica no pátio da escola onde o tema era ”Hoje o meu mundo é azul” onde as crianças deveriam fazer desenhos que já tem suas características marcadas com as cores ( sol, coração, maçã, árvore,...), só que esses desenhos deveriam estar todos na cor azul, o resultado foi surpreendente e lindo.
            Confira abaixo como foi o nosso dia de Conscientização do Autismo, mas antes leia abaixo algumas características do autista.
1-    Pode parecer indiferente.
2-    Comporta-se de um modo estranho
3-    Não brinca com outras crianças.
4-    Pode girar objetos
5-    Participa somente se um adulto insistir e\ ou ajuda-lo.
6-    Jogos e brincadeiras repetitivas.
7-    Risadas sem motivo aparente.
8-    Ecolalia ( Repetições de palavras)
9-    Às vezes pode mostrar habilidade e destreza em uma atividade em particular, mas sempre evitam atividades que envolvem a interação compreensão social.

Davi o homenageado do dia e Samuel com o seu amor azul.


Professores, funcionários e alunos prestigiando nosso trabalho.


A Explicação sobre o Autismo e o registro dos alunos do mundo azul.

Um dia azul... Um lindo dia. Não podia deixar de apoiar, pois eu amo, eu cuido. 

   E no dia 11 de abril realizamos um "ENCONTRO" com o Autor JULIO EMILIO BRAZ que em muitos dos seus livros relata dramas sociais e questões de cidadania " Ensinando o jovem a pensar o mundo e um novo amanhã" sem preconceitos.
   Confira através do link abaixo a visita desse ilustre autor em nossa escola, complementando o nosso projeto sobre a CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO.
   http://figueiredopimentel2012.blogspot.com.br/2013/04/encontro-com-o-autor.html#rpctoken=652463948&_methods=_ready%2C_close%2C_open%2C_resizeMe%2C_renderstart&id=navbar-iframe&parent=http%3A%2F%2Ffigueiredopimentel2012.blogspot.com.br&pfname=

Não deixem de comentar!!!



        







5 comentários:

  1. Parabéns turminha e professora Fernanda, o blog está linnnnnnndooooo!!! Que Deus continue te abençoando e capacitando para esse trabalho mais que especial... bjs azuis

    ResponderExcluir
  2. Esses aluninhos da professora Fernanda são super empenhados! Com uma professora tão dedicada e amorosa, tdo fica fácil!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Fernanda! É muito legal ver que é possível realizar um trabalho rico e apaixonante com a classe especial. Todos os funcionários da escola envolvidos, adorei!

    ResponderExcluir
  4. 2/04/2013
    Uma Data Especial , Que Me Fez Pensar Como Nosso Mundo é Azul !

    Fabio Silva

    t:1701 .

    ResponderExcluir
  5. Esse dia foi muito legal e diferente, foi muito divertido!Adorei participar!

    ResponderExcluir