segunda-feira, 29 de abril de 2013

VISÃO
   A educação do sentido visual compreende a discriminação de semelhanças e diferenças em: cor, tamanho, forma, posição, direção, detalhes internos e externos, disposição, expressão, ação, complementação e camuflagem.
   O ponto de partida para desenvolver essas atividades que ajudam na percepção deve ser a exploração do ambiente natural para a discriminação dos elementos nele existentes.
   Abaixo segue algumas sugestões de atividades que já realizei na Classe Especial e deram certo e foram lúdicas, facilitando assim a aprendizagem.
Sugestões:
·        Abrir e fechar os olhos, para sentir a diferença entre claro e escuro.
·        Perceber os olhos passando a mão sobre eles. Nomear objetos que vê;
·        Separar tampinhas coloridas ( ou outros objetos) e guarda-los em vasilhas;
·        Jogos com blocos lógicos;
·        Fazer gestos para serem imitados pelas crianças;
·        Recompor uma gravura recortada em três ou mais partes; recompor duas ou três gravuras recortadas ao meio;
·        Formar pares de objetos iguais em um determinado atributo ( cor, forma, tamanho, detalhes, etc).
·        Explorar jogos para o desenvolvimento da memória visual.
Olho vivo ( jogo do Kim): dispor alguns objetos no centro da rodinha, deixar a criança observá-los durante um minuto e cobrir os objetos. A criança deverá mencionar o que viu e memorizou. Variar, retirando ou acrescentando um ou mais objetos. As crianças devem descobrir as modificações feitas pelo professor.
Observação de colegas: um dos alunos é observado usando acessórios como:  agasalho, merendeira, chapéu, brinquedo ou lápis na mão. Após alguns instantes, ele sai da sala e retira duas ou mais coisas. Ao voltar os colegas deverão descobrir o que foi retirado.
   Esperamos que vocês, queridos visitante tenham curtido nossas atividades e possam realizar com o maior número de crianças possíveis. Aproveitem!


Um olhar especial para o futuro do nosso Brasil: A aprendizagem.

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