sábado, 17 de março de 2012

O Grande Circo Especial !

A magia do circo invadiu a turminha da classe especial essa semana.
            O espetáculo começou com a montagem do nosso mural em seguida, nos divertimos montando o circo com jogos de encaixe e dramatizando o equilibrista em cima da corda. E para não perder o equilíbrio e nem a coordenação realizamos a montagem do álbinho do circo com pinturas, escritas de palavras ( nomes dos personagens que trabalham no circo, recorte e colagem, montagem de uma história criada por eles sobre o circo desenvolvendo assim a criatividade e a oralidade dos nossos alunos) e ainda tivemos desenhos dirigidos , leitura de poesia e muita música relacionada ao circo.
            Para os aplausos finais tivemos uma grande dramatização de personagens e animais que trabalham no circo com direito a acessórios e muita pipoca!
            Com as vivências, o corpo assume a função de instrumento no processo de aprendizagem. Porém para muitos reeducadores as questões afetivas e relacionais estavam intimamente ligadas às dificuldades apresentadas pelas crianças. É preciso que o corpo seja visto não apenas como instrumento, mas com um “corpo vivido”, local de desejos, medos, prazer e desprazer.
            Para auxiliar as crianças no domínio de suas pulsões é preciso deixá-las vivenciá-las num ambiente simbólico, é necessário que o adulto, compreenda, auxilie e aprove o comportamento da criança, participando do seu jogo simbólico quando necessário permitindo que ela vivencie seus “fantasmas” até o esgotamento do mesmo. A maior dificuldade para nós adultos e educadores é saber esperar esse processo. Para se obter sucesso durante esse processo contamos com atividades psicomotoras que leva a criança o melhor caminho para alcançar seus objetivos.
           
Vivenciando a magia do circo.


Recortando,colando e montando o palhacinho.

Tranformando...



Ronaldo, o nosso querido palhacinho.

Criando história sobre o circo.

Desenvolvemos a criatividade e a oralidade.
Ronaldo e tia Fernanda vivendo a magia do circo.



Nos transformamos em palhaços,mágicos e equilibrista, foi uma grande festa!

3 comentários:

  1. Oi,gostaria de agradecer por sua paciência e dedicação as crianças,parabéns por este espaço,gostei muito.
    Obrigada por tudo que DEUS te abençoe.
    Cristiane magorno de oliveira (mãe do aluno da classe especial, Davi Eduardo de Oliveira)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse retorno é muito gratificante e motivador! Agradeço a Deus por me proporcionar viver essas experiências com essas crianças mais do que especiais e iluminadas! Agradeço o seu carinho e confiança!!! Bjs colortidos!

      Excluir