terça-feira, 13 de março de 2012

Projeto Meu time do coração!

Desenvolvi com o Matheus Pedro ( meu aluno diagnosticado com autismo e deficiência intelectual) o projeto “Meu time do coração”.
Matheus todo orgulhoso abrindo a bandeira do seu time.
Ele adorou decorar a sala com a bandeira do seu time e bolas preta e branca.
Observei que o aluno estava bastante motivado e feliz ao ver reportagens e fotos sobre os jogadores o seu timede desenhos, colagens e pinturas), de aprendizagem de conteúdos curriculares ( com a escrita
Durante a semana desenvolvemos um trabalho de coordenação motora (através do nome do time, vogais que aparecem na palavra VASCO, contagem de letras do nome do time e trabalhos sobre esse numeral (5) e atividades e reconhecimento da cor  preta), dinâmica musical com o Hino do Vasco e psicomotricidade( Dramatizando o treinamento dos jogadores como pular corda e obstáculos e jogar bola).
 “É através do faz- de- conta que a criança realiza sonhos e fantasias, revela conflito interiores, medos e angústias, aliviando tensões e frustações. O jogo simbólico é também um meio de auto- expressão. Ao reproduzir os diferentes papéis ( no caso jogador) a criança imita, situações da vida real.” ( Friedmann,1990,p54).
Essa atividade é importante para portadores de deficiência intelectual, uma vez que lhes oportuniza construir noções de espaço, percebendo o seu corpo no espaço da corda, além do desafio de passar por baixo e pular obstáculos, que como diz Lapierre   ( 1.987), pode representar, “ ao mesmo tempo prazer e angústia – saída e libertação” (p.82)
No último dia do projeto, visitamos o site do Clube de Regatas Vasco da Gama, onde Matheus se encantou com a história dos jogadores e com as novidades do seu time.
Essa experiência torna-se gratificante para ele e para nós educadores, pois vemos o aluno mais confiante, independente em suas ações (ele estava mais à vontade por reconhecer o seu time e trabalhar com o mesmo)e seguro por ter nosso auxílio quando necessário.

PROF: Fernanda dos Santos de Oliveira.
( Classe Especial)

Reconhecendo os jogadores!

Decorando a sala com a bandeira do Vascão!
 

Pesquisando sobre o time do coração.





Adoramos aprender com o nosso time!

Realizando a contagem.( números de letras da palavra VASCO)
Chegou a hora de treinar! Vamos pular corda!
Matheus pulando obstáculos,como os jogadores em seus treinamentos.
Escola Municipal Figueiredo Pimentel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário