segunda-feira, 4 de março de 2013

PSICOMOTRICIDADE.

Olá visitantes! Nessa semana a nossa troca será sobre a importância da Psicomotricidade desenvolvida com a Classe Especial. Pois a fim de perceber a relevância do desenvolvimento do domínio motor, cognitivo e afetivo-social dos alunos, constatamos a importância dessa atividade para as nossas crianças, pois através da prática motora, os nossos alunos vivenciam atividades que possibilitam a cooperação, criatividade, a lateralidade e a coletividade, refletindo para o desenvolvimento através dessa abordagem psicomotora.
         Através da Psicomotricidade podemos trabalhar noção espacial, equilíbrio, coordenação global, percepções, a atenção e a concentração dos alunos, que são capacidades importantíssimas para o domínio cognitivo.
         Para os alunos da Classe Especial( principalmente os TGDs) os professores podem e devem apresentar a atividade às crianças antes e aplicar uma estratégia para a melhor compreensão do que está sendo proposto.
         A psicomotricidade advoga por uma ação educativa que deva ocorrer a partir dos movimentos espontâneos da criança das atitudes corporais  favorecendo a gênese da imagem do corpo, núcleo central da personalidade.( LE BOUCH, 1986)
         Os processos de ensino e aprendizagem devem considerar as características dos alunos em todas as suas dimensões cognitiva, corporal, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social (Parâmetros Curriculares, 1997).
         A abordagem psicomotora na educação física possui o desenvolvimento da criança juntamente
Com o ato de aprender, através dos processos cognitivos, afetivos e psicomotores; ou seja, buscando a formação integral dos educandos.( Soares, 1996).
         Desenvolvendo um trabalho integrado com a educação física podemos facilitar a aprendizagem de nossos da Classe Especial.

Aqui nós valorizamos a brincadeira!

Um comentário:

  1. A psicomotricidade é um excelente exercício para desenvolver habilidades para essa turminha linda.
    Parabéns!!!
    Luciana.

    ResponderExcluir