sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

ACOLHIMENTO AOS NOSSOS ALUNOS ESPECIAIS.

   O alunado da  Educação Especial atendido na área dps Transtornos Globais do Desenvolvimento em função de suas especificidades nas áreas de linguagem, do comportamento e da interação social necessita de alguns cuidados que favorecerão seu pleno desenvolvimento, construção de habilidades e competências e ambientação escolar.
   É necessário o estabelecimento de um código de comunicação gradativo com o aluno a partir das informações familiares e as exigências de comunicação funcional no dia-a-dia; Preparamos a nossa sala de aula para receber os nossos alunos com o uso da comunicação alternativa e ampliação da linguagem verbal e não verbal do aluno com TGD.
   Nessa primeira semana realizamos entrevistas com os responsáveis e construímos as rotinas para as atividades escolares, de modo a favorecer a ambientação gradativa do aluno do aluno com TGD à dinâmica escolar.
   É importante construir uma relação gradual ( prof.X aluno) a partir do interesse do aluno e da oportunidade de vivenciar a convivência com temas\assuntos relacionando aos seus pares da mesma idade.
   Devemos sempre respeitar às características específicas do aluno como o tempo da atividade proposta, levando sempre em consideração situações promotora de autoregulação e construção de hablidades e competências.
   Com isso, desejo a todos um bom ano, de grandes aprendizagens, vitórias e excelentes conquistas para os anos alunos.
Fonte: Instituto Municipal Helena Antipoff.
Área Específica de Estudos dos TGD.
Inciando uma comunicação com po recém-chegado Gabriel através do time do Flamengo.

Trabalhando com a caixa de antecipação com o Matheus.

Matheus junto ao seu centro de interesses. A turminha do Carrossel.

Davi com as suas duas paixões: O computador e o Vasco.

Matheus está com muita vontade de aprender a escrever o seu nome.

Nossa estante: Um grande centro de interesses para os nossos alunos.
 

5 comentários:

  1. Querida Fernanda que vc possa continuar com essa energia e dedicação durante todo o ano q se inicia! Feliz 2013!
    Nós te amamos muito Marcio e Daniel,.

    ResponderExcluir
  2. Amiga você sempre buscando o melhor para essa turminha linda. Amo você e amo o seu trabalho! Parabéns! Estarei sempre poraqi quando quiser tá beijihos Vanessa Bessa.

    ResponderExcluir
  3. Olá adorei ver essa turminha linda produzindo e envolvida nas atividades!Que o ano possa ser de muitas produções e conquistas. Parabéns!!
    Beijinhos da Ana Paula.

    ResponderExcluir
  4. Um belo trabalho, parabéns e sejam felizes! Com carinho um admirador especial dessa turma. Nei.

    ResponderExcluir
  5. O ano será de grandes vitórias pois você é uma guerreira e tem alunos capazes de transformar qualquer história! Estpou sempre torcendo por vocês. Milhões de beijos!
    Roberta Latícia.

    ResponderExcluir