sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A Hora da história!

A hora da história!




 "São muitos os benefícios que o contato com livros, ainda na
primeira infância, é capaz de proporcionar. Várias funções psicológicas podem ser desenvolvidas, entre elas a memória e a capacidade de estruturar informações. A leitura em voz alta para uma criança até os 3 anos ajudar a despertar a sua sensibilidade para diferentesformas da fala e ainda tem o efeito positivo sobre a chamada atenção seletiva- a capacidade de se desligar de outras fontes de estíulo, mantendo-se concentrada numa só atividade por períodos mais longos. Ler histórias também ajuda no desenvolvimento da noção de tempo. O bom e velho " era uma vez" carrega em si a ideia de algo que acontecia e já não acontece, apresentando à criança a existência do antes, do agora e do depois. " Com a prática da leitura, os bebês desenvolvem estruturas para ordenar o mundo com base no critério da temporalidade", diz Fraulein Vidigal de Paula.
   Especialistas acreditam que, para alguém se interessar por livros na vida adulta, é fundamnetal que a palavra escrita esteja ao seu alcance desde cedo. Ou seja: estimular a leitura dentro do berçário, com bebês que ainda não aprenderam a falar, pode ser o caminho mais curto para a formação de umfuturo leitor. " manuseando um livro, eles são capazes de identificar a existência da grafia e pasam a estabelecer uma relação direta com a linguagem escrita", afirma Fraulein. " Pouco importa se acriança ainda não aprendeu a ler ou se o exemplar em questão é feito de papel, plástico ou tecido".
   Revista Nova Escola.

   A turminha da Classe Especial pode até não entender todo o enredo de uma história , mas a leitura em voz alta os coloca em contato com outras dimensões das linguagens oral e escrita, que serão importantes em seu desenvolvimento. Pensando nisso, realizamos uma semana com muita contação de histórias de muitas maneiras e jeitos e com diferentes tipos de livros.
   Nossa semana foi um sucesso e muito produtiva com os nossos pequenos leitores.

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