segunda-feira, 11 de junho de 2012

Meu nome é...

                                                                   Projeto: Meu nome.
   É natural que a criança tenha os primeiros contatos com a leitura, em sua fase de letramento, iniciando pelo próprio nome, aumentando, assim, auto-estima.
   Com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual do aluno,realizamos esse projeto simples,prático e muito rico de possibilidades para que nossos alunos especiais, ou não, possam identificar o próprio nome, valorizar a identidade, ter sua auto-estima estimulada e reconhecer vogais e consoantes a partir do nome próprio.
  Hoje encerramos as atividades sobre o projeto " Meu nome" onde desenvolvi com o aluno Ronaldo Xavier diversas técnicas para ele perceber e escrever seu nome. Gostei muito do resultado final pois o aluno já está escrevendo seu nome sozinho e consegue copiar do quadro seu nome completo.
   Foram aplicadas diversas estratégias para a criação do nome; fizemos colagens com recortes de revistas, feijões, bolinhas de papel crepom, cola colorida, giz de cera, tinta guache,tecido, palitos, canudos, papel picado, raspas de lápis e digitamos no computador e imprimimos. Ronaldo não teve dificuldade de achar as letras que formam o seu nome no computador fiquei bastante satisfeita com a rapidez que ele produziu essa atividade.
   Abaixo curtam algumas imagens do trabalho desenvolvido em sala de aula com o aluno Ronaldo que é diagnosticado com distúrbio mental e esquizofrenia.
Ronaldo utilizou materias diversos para formar o seu nome.


Adicionando mais uma atividade em nosso mural.



Ronaldo escrevendo o seu nome com giz de cera e
sozinho.

Ronaldo de todas as maneiras.

Recortando,colando e formando o seu nome,

A produção está ficando ótima e correta.

Formando o nome com as letras de E.V.A.

Formando o nome com letras de emburrachado.

Digitando o nome.

Após digitar o seu nome,o aluno imprimiu a atividade.

3 comentários:

  1. Querida irmã, creio que essas crianças estão bem acolhidas e supervisionadas por você! Continue sempre com esse trabalho brilhante!
    Bjs da sua irmã Roberta Letícia.

    ResponderExcluir
  2. Oi minha mãe conta que tive muitas dificuldades em aprender a escrever meu nome (Jennipher), mas tenho certeza que tivesse realizado essa atividade com você eu não teria problemas algum! Adorei esse trabalho dinda.
    Bjks da sua afilhada Jennipher.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho sei dos seus desafios para conquistar que o seu aluno escreva o nome. Fiquei feliz por você!
    Bjs Michele.( sua amiga e cumadre)

    ResponderExcluir