quarta-feira, 27 de junho de 2012

Meu bairro!

Madureira.
   Apesar da nossa escola está localizada em Turiaçu nossos alunos tem como referência de bairro Madureira. Com isso, desenvolvi com a classe especial um trabalho em cima da composição de Arlindo Cruz ( O meu lugar).
   Nossa primeira atividade foi ouvir a música e trabalhar com a sua letra, desenvolvendo assim o gosto pela musicalidade,a concentração e a oralidade. Em seguida, vimos e registramos no caderno reportagens sobre o bairro, fizemos pesquisa,visitamos sites das escolas de samba do bairro ( Portela e Império Serrano) e visitamos também o site do Mercadão de Madureira.
   Com o aluno Davi Eduardo ( já alfabetizado), pude desenvolver atividades de linguagens como acróstico, produção textual, questionários e tivemos um momento de conversa sobre as coisas que tem no bairro e o que ele já comprou no Mercadão de Madureira. Nesse momento pude interagir com o Davi ( diagnosticado com autismo) e estimular a sua fala, as suas vivências e suas expressões corporais.
   No final de todas as atividades, juntamos todos os nossos trabalhos e os colocamos em exposição no mural central da escola. E está sendo um sucesso o nosso trabalho,pois já verifiquei muitos alunos de nossa unidade escolar parados observando e contemplando o nosso mural e cantando a letra da música "O meu lugar" que está no mural também.
   Essa atividade de uma maneira informal acabou envolvendo e trazendo outros alunos para debaterem,explorarar, conservar e conhecer melhor o lugar onde vivem e convivem com outras pessoas.
  


Pesquisa e cartazes realizados pelos alunos da C.E.


Estamos ganahndo espaço no ambiente escolar



Imagens de alguns lugares significativos de Madureira.


6 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho, você está mostrando para toda a escola que a classe especial é capaz!!! Bjs sua irmã Roberta.

    ResponderExcluir
  2. Só faltou levar essa criançada para sambar um pouquinho,rs.
    Gostei desse trabalho e quero conhecer essa turminha hein! Valeu! Abraços do seu primo e afilhado Marcelinho.

    ResponderExcluir
  3. Chegou a minha vez de deslumbrar com a sua dedicação,responsabilidade e energia para desenvolver um trabalho tõ belo com essa turma! A sua missão é muito bonita.
    Parabéns minha filha!!! Bjs do seu pai Nei.

    ResponderExcluir
  4. Amiga muito legal esse trabalho!!! Parabéns! Beijinhos Vanessa Bessa.

    ResponderExcluir
  5. gostou de participar do trabalho foi bonito.
    Davi Eduardo De Oliviera

    ResponderExcluir
  6. gostei muito do trabalho da classe especial ta muito bonito adorei ta de parabéns ass thamyres marques da silva

    ResponderExcluir