sexta-feira, 20 de abril de 2012

Final Feliz!

Dinâmica Musical
Música é arte seu papel é proporcionar um momento de prazer ao ouvir, cantar, dançar, tocar e inventar sons e ritmos. Pensando nisso, realizei com o aluno Matheus Pedro da Silva diagnosticado como autista uma dinâmica musical. Trabalhamos com a música Final feliz de Jorge Vercillo.
Pelo novo dicionário Aurélio d Língua Portuguesa o autismo é um fenômeno patológico caracterizado pelo desligamento da realidade exterior e criação mental de um mundo autônomo.
Podemos assim, considerar que o autista vive em seu próprio “mundo”, não interage e fica alheio ao nosso mundo e a realidade que o cerca.
Sendo assim, resolvi trabalhar com o Matheus essa música que fala de amor, de contato físico e socialização com o outro. Há um trecho da música onde o cantor Jorge Vercillo canta assim:  Pode me abraçar sem medo, pode encostar sua mão na minha. Meu amor deixa o tempo se arrastar sem fim. Meu amor, não há mal nenhum gostar assim”.
Com isso consegui abraços, apertos de mãos, sorrisos e ouvir do Matheus que ele estava feliz.
Vivenciar essa experiência foi de grande valia para ambos ( eu e ele) pois tive a certeza que realizei a escolha profissional correta, vi resultados e cresci como indivíduos. E para o meu aluno foi um avanço, uma passagem de etapa extraordinária esse contato que ele desenvolveu comigo. A dinâmica foi uma libertação, um desafio e uma grande vitória.
Apesar de para muitos não existir nenhum conteúdo pedagógico em tal prática, ela não deixa de ter importância no processo de formação do indivíduo, a escola tem atropelado este processo, não permitindo que a criança tenha tempo para sua maturação afetiva.
Segundo Weigel (1.988), “ atividades musicais coletivas favorecem  a autoestima, bem como a socialização infantil, pelo ambiente de compreensão, participação e cooperação que podem proporcionar.” (p.15) Weigel (1.988) ainda coloca que, “ considerada em todos os seus processos ativos ( a audição, o canto, a dança, a percussão corporal e instrumental, a criação melódica) a música globaliza naturalmente os diversos aspectos a serem ativados no desenvolvimento da criança : cognitivo, linguístico, psicomotor, afetivo, social.” ( p.13).
Matheus preferiu realizar a dinâmica mascarado.

"Pode me abraçar sem medo,..."

A nossa incrível e mágica caixa de objetos!!!!

"... Pode encostar tua mão na minha,.."

Que vivência maravilhosa, foi preciso nos esconder para experimentar!

Esse foi o nosso Final Feliz!

O tem po se arrastou e não tivemos mais nada a esconder!

Após a dinâmica, Matheus foi registrar suas sensações.

Matheus e seu trabalho final!!!

Desenvolvendo o aspecto cognitivo.

3 comentários:

  1. Nossa amiga, vc é D+!!!!
    Continue assim por toda vida, pq vc sempre será abençoada por Deus!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!! Creio q essa seja minha essência, obrigada por me impulsionar e me estimular a cada dia. Conto sempre com o seu carinho.

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda!
    Preciso lhe falar, então resolvi vir aqui, no seu pedaço de mundo, deixar esse recadinho.

    ResponderExcluir