Pouca gente sabe que essa turma, aprende o tempo todo, entende boa parte do que dizemos e faz coisas sozinha. Basta dar oportunidades e desafios.
Desde o nascimento, temos intencionalidade e responsabilidade por nossas ações. "Cabe ao adulto criar situações e dar espaço para que as crianças tenham oportunidades de se expressar", explica Lino de Macedo, professor aposentado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo(USP)
O exercício da autonomia se dá em vários momentos, por exemplo, na escolha do brinquedo e dos alimentos e na definição do tempo investido e cada vivência. Já durante os cuidados , o trato com respeito, as conversas e o olho no olho fazem diferença.
O brincar livre, o relacionamento afetivo singular com o educador, a flexibilidade do tempo e a segurança no espaço estão incorporado á rotina e são premissas para o planejamento. É necessário dar às crianças oportunidade para que desenvolvam habilidades motoras.
A vida ativa de uma criança é satisfatória se ela tem liberdade de movimento e algo com que se ocupar relacionado ao seu desenvolvimento.
Veja abaixo nosso aluno Kauã Rafael em pleno desenvolvimento e articulando estratégias para montar o quebra cabeça, hoje ele foi estimulado a encara essa vivência e arrasou! Parabéns Kauã!
Iniciando os trabalhos! |
Criando possibilidades! |
Começou! |
Ele conseguiu! |
Sucesso! |