quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Todos são capazes de aprender muito

   Crianças Especiais são capazes de aprender muito para isso, precisam ser estimuladas e desafiadas a encarar novas vivências.
   Pouca gente sabe que essa turma, aprende o tempo todo, entende boa parte do que dizemos e faz coisas sozinha. Basta dar oportunidades e desafios.
   Desde o nascimento, temos intencionalidade e responsabilidade por nossas ações. "Cabe ao adulto criar situações e dar espaço para que as crianças tenham oportunidades de se expressar", explica Lino de Macedo, professor aposentado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo(USP)
   O exercício da autonomia se dá em vários momentos, por exemplo, na escolha do brinquedo e dos alimentos e na definição do tempo investido e cada vivência. Já durante os cuidados , o trato com respeito, as conversas e o olho no olho fazem diferença.
   O brincar livre, o relacionamento afetivo singular com o educador, a flexibilidade do tempo e a segurança no espaço estão incorporado á rotina e são premissas para o planejamento. É necessário dar às crianças oportunidade para que desenvolvam habilidades motoras.
   A vida ativa de uma criança é satisfatória se ela tem liberdade de movimento e algo com que se ocupar relacionado ao seu desenvolvimento.
   Veja abaixo nosso aluno Kauã Rafael em pleno desenvolvimento e articulando estratégias para montar o quebra cabeça, hoje ele foi estimulado a encara essa vivência  e arrasou! Parabéns Kauã!


Iniciando os trabalhos!
Criando possibilidades!
 

Começou!

Ele conseguiu!

Sucesso!

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Bem vindo kauã!

   Hoje a Classe Especial da Figueiredo Pimentel recebeu um aluno novo, a nossa turminha esta feliz com a chegada do novo amigo Kauã Rafael. Desejamos que ele se divirta com os novos amigos, faça grandes descobertas, desenvolva suas habilidades com entusiasmo e ame estar conosco, que você Kauã seja muito feliz nessa nova etapa que se inicia em sua vida.
   Aqui você vai desenhar, pintar, recortar, colar, pesquisar,...
   Vai também cantar, dançar, ouvir, e contar histórias.
   Além disso, vai participar das situações, dar opiniões e assim, aprender muitas coisas...
    Seja bem vindo e divirta-se!

O mais novo integrante, Kauã Rafael!
Com bichinhos de fantoches ele adorou!

Feliz!

Nosso menino!

Conhecendo os bichinhos!

Uma das preferências do Kauã

sábado, 26 de julho de 2014

Visita é sempre bom!

   Ontem sexta-feira dia 25 de julho recebemos em nossa salinha da Classe Especial dois alunos do 9 ano, a Jessika e o Gabriel que chegaram lá por volta das 10h e encontraram o nosso aluno Ronaldo Xavier diagnosticado com Esquizofrenia.
   Os dois alunos visitantes chegaram bastante animados, abraçando o Ronaldo, interagindo com ele brincando de bola, ouvindo músicas e dançando, desenhando e fazendo um lindo painel com tinta guache. O tempo do Ronaldo transcorreu em harmonia, o aluno ficou tranquilo, feliz e participou de todos os momentos com muita intensidade.
   Momentos como esses favorecem e promovem um diálogo melhor entre os alunos, a socialização e a harmonia, além de reforçar as conexões do conhecimento  adquirido na escola com o mundo fora dela. Pois os mesmos trocam experiências e vivências que trazem de suas próprias histórias e isso é enriquecedor. Espero que eles inspirem você!

   A inclusão é isso, significa dar atenção a todos, cuidado extra, ainda que apenas por  um período. O que está por trás é o respeito a diversidade, e isso esses alunos deram um ótimo exemplo ontem, estão de parabéns!
Essa turma é boa!



Jéssika, Ronaldo e Gabriel
 



Trabalho realizado com muito empenho e diversão!



Fazendo artes!




Resulto final não poderia ter sido melhor!

 




Trabalhando!
Ronaldo fazendo artes!
Brincando com o Ronaldo de bola!



 


sexta-feira, 18 de julho de 2014

Multi Rio

   Na última terça feira dia 15 de julho a nossa escola recebeu a visita da equipe da rádio da  Multi Rio para conhecer o projeto da web TV desenvolvido pelo professor Sidney de geografia.
   Durante a entrevista o professor citou o blog da nossa Classe Especial e fui convidada para falar um pouquinho do blog, como é o trabalho com a Classe Especial e como as crianças reagem e se desenvolvem com os projetos e atividades realizados.
   Foi um privilégio e uma satisfação muito grande poder falar um pouquinho do trabalho realizado na Classe Especial e dividir com um público maior nossas vivências.
   A experiência de participar da entrevista foi grandiosa veio como um reconhecimento do trabalho e uma oportunidade de apresentar a capacidade de nossos alunos e mostrar mais uma vez que a deficiência não é coisa de outro mundo e a gente pode cuidar.
   Ainda não tenho a data que a nossa entrevista será exibida mas assim q souber venho aqui correndo e divulgo para vocês.
                                                                                                                           Bjs coloridos e até breve.
                                                                                                                                      Prof: Fernanda
Momento da entrevista para a Multi Rio.


Falando sobre o blog.
 
 

segunda-feira, 28 de abril de 2014

A Leitura

   Olá amigos visitantes!Hoje trabalhei com o aluno Davi Eduardo ( diagnosticado com autismo) a fábula " A Raposa e as uvas" que tem como moral a . Assistimos a história e interagimos com a mesma através do Livro do EDUCOPÉDIA.
   Davi adorou essa atividade, pois aprecia bastante o computador e não necessitou de muito auxílio para realizar essa tarefa. Depois, fizemos uma pequena leitura e interpretamos a fábula através de algumas questões, foi feito também um ditado com as palavras retiradas do texto e por fim fizemos uma pintura dirigida da raposa tentando pegar as uvas.
   O Davi recebeu e realizou todas as atividades com tranquilidade, se  envolveu e gostou.
   É satisfatório quando você planeja algo e tudo dar certo, a criança corresponde e abraça a proposta. Iniciamos a semana de maneira positiva, trabalhando muito e já dando grandes resultados!
   Vamos em frente e até breve!
                                                                                                               Beijos coloridos!
                                                                                                                Prof: Fernanda Oliveira!
Interagindo com a história.

História A Raposa e as uvas.

Davi trabalhando coma história

Atividades sobre a história.

Educopédia uma grande ferramenta.

A Raposa tentando pegar as uvas, não conseguiu!
Fazendo a atividade

Concentração na hora da atividade.

Hora de pintar!

A arte final ficou divina!

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Caminhada em Conscientização do Autismo.

   No domingo dia 13 de abril, participei da 1 caminhada da Conscientização do Autismo, na Ilha do Governador à convite do meu professor de atividade física  do SAFO Vítor Matoso, pois o mesmo sabe do meu trabalho com a Classe Especial.
   A proposta do evento foi mostrar à comunidade que o autismo não é coisa de outro mundo ... e a gente pode cuidar!
   Os produtores do evento discursaram sobre a importância do diagnóstico precoce para garantir uma vida mais digna e com tratamento adequado a criança.
   O autismo é um distúrbio neurobiológico que compromete o desenvolvimento típico do indivíduo, afetando cada criança de forma única. Porém, pela dificuldade no diagnóstico, é comum confundir o autista como portador de doença mental.
   MAS VOCÊ PODE MUDAR ESSA REALIDADE! Conheça aqui , um pouco mais sobre a síndrome e seus principais sintomas. Nos ajude a garantir um tratamento adequado e uma vida mais digna para os autistas!
   O que você precisa saber sobre o autismo?
* O AUTISMO NÃO É UM DISTÚRBIO MENTAL e nem um atraso no desenvolvimento da criança. Ele é um desenvolvimento diferenciado , particular em cada indivíduo.
   Quais são os sintomas?
* A dificuldade na interação ( AGE COMO SE FOSSE SURDO), na socialização ( TENDÊNCIA AO ISOLAMENTO) E NA COMUNICAÇÃO( DIFICULDADE NA FALA) são os principais sintomas para identificar uma criança autista.
   FIQUE ALERTA!
* Os primeiros traços de autismo podem ser identificados já no primeiro e segundo ano de vida da criança. É importante que o diagnóstico seja feito antes dos três anos de idade para minimizar o isolamento, a dificuldade de comunicação, e o comportamento agitado, agressivo e desatento.
   Participar da caminhada além de ter sido muito prazeroso, foi de grande responsabilidade social  fazer parte desse evento e divulgar a inclusão social e escolar dessas crianças.
  
  
Prof. Vitor Matoso, agradeço o convite.

A caminhada foi um sucesso!

Companheiras abraçando a causa.

Todos pela inclusão!

A Tropa do Safo na caminhada do Autismo.

Concentração animada.
Camisa do evento.

Conscientizando,...

quinta-feira, 3 de abril de 2014

2014 começa agora

Eu com os alunos Matheus e Davi.
Davi e Matheus nossos alunos autistas, trabalhando.
   Olá queridos visitantes! A partir de hoje estamos de volta com as nossas postagens semanais.       Confesso que iniciei o ano de 2014 desanimada para continuar com o blog, mas ontem dia 02\04 que foi dia da conscientização do autismo e eu pude ouvir histórias, realizar um trabalho de conscientização pela escola e promover a oportunidade da descoberta, do respeito pelo outro e da integração, tudo isso reascendeu em mim o desejo de voltar a escrever no blog e dividir com vocês minhas experiências com a Classe Especial.
    Então por vocês, pelos meus alunos e por mim, agora vai ficar tudo “azul”.
    Bem- vindos de volta!

" A grande ciência da vida é aprender a recomeçar. Recomeçar com confiança e entusiasmo.” (Lições de Dorina Gouveia Nowill)
Livro trabalhado com as crianças em rodas de leitura.